Blog

As inovações no mercado de luxo afastam a crise

A instabilidade econômica provoca efeitos cascatas em diversos setores da economia, mas surpreendentemente o segmento de luxo continua crescendo e está cada vez mais forte no mercado. Para o empreendedor atento é preciso compreender esse mercado e encontrar novos direcionamentos estratégicos e investimentos que se adéquam a ele.

Uma das principais características desse mercado é o fato dele ser propício a novos empreendedores. Novos nichos e ideias podem atender a demanda de clientes que desejam produtos ou serviços exclusivos e, muitas vezes, personalizados.



O mercado de luxo em expansão

Os números são estimulantes, onde no ano passado o mercado de luxo movimentou mais de R$3,3 trilhões no mundo e cresceu 4,5%. Apesar de um momento natural de retração na economia brasileira pela instabilidade política e econômica, que causou um desestimulo em consumir, esse segmento só cresce e ganha novas facetas.

A estratégia da maior parte dessas empresas é oferecer um produto com matéria prima selecionadas, mecanismos de fabricação e ambiente físico charmoso e adequado à proposta da marca. Tudo que, naturalmente, atinge em cheio o público mais exigente.

O cliente já não é tão fiel a uma marca como em outros tempos, mas sim a relação que mantém com o atendimento. Ele volta e indica uma loja onde foi bem tratado e teve uma experiência diferenciada. Esse atendimento não é exclusivo a lojas físicas, mas também está presente no meio digital.

Algumas das formas de se fidelizar um cliente exigente, está no treinamento dos funcionários, na qualidade da matéria prima, na identidade única e exclusiva na comunicação, etc. Assim como lhe oferecer mimos que fogem de promoções e descontos, mas ganham espaço como os presentes personalizados.

Brindes: sem limites para a imaginação

Atento ao mercado do luxo, empresas de brindes também estão focando em opções mais especiais e de alta qualidade.

A empresa de brinde, Luminati Brindes, lançou o segmento de presentes corporativos para abordar exatamente esse segmento em expansão.

Junto ao mercado de luxo, o de brindes também não para de crescer e nem chega perto de qualquer instabilidade econômica. Só em 2016 foram movimentados mais de 6,4 bilhões de reais nesse mercado, com um aumento de 4% em relação ao ano anterior. Tudo porque o mundo corporativo entendeu que uma das formas mais rentáveis de retorno é investir em brindes, como forma de fidelização, exposição e captação.

As empresas estão mais acessíveis às novas propostas e querem oferecer produtos diferenciados, fugindo dos padrões de “lembrancinhas” para ser mesmo um presente sofisticado, exclusivo e personalizado.