Blog

As marcas e o esporte

Que o brasileiro é apaixonado por esportes, disso ninguém duvida. Seja pelo consagrado futebol ou por modalidades olímpicas como vôlei, basquete e natação, que também arrastam adeptos para ginásios, a verdade é que muitos adultos, jovens e crianças, sem distinção de gêneros, não dispensam algumas horas de atividade esportiva durante a semana.

E essa paixão também é refletida na quantidade de clubes, federações e companhias voltadas inteiramente para a produção de eventos desportivos, as quais necessitam de patrocinadores e empresas especializadas na confecção de roupas, calçados e acessórios especiais para atletas.

Quando se fala em patrocínio, fica uma questão “dependurada”: afinal, se uma empresa quer investir recursos em uma entidade esportiva, mas deseja obter retorno no que tange à credibilidade perante o público, o que fazer para conquistar excelentes resultados em uma arquitetura de marca que mescla apoio ao lazer/cultura/esporte e expansão do seu próprio valor, pontos de contato e receitas?

Estratégias de co-branding para entidades e patrocinadores

Para que tais objetivos sejam alcançados, o ideal é apostar no conceito de co-branding, onde ocorre a construção e gestão de duas marcas com “contornos” desenhados para competitividade e, muitas vezes, para submarcas que vão interagir entre si e projetar uma imagem unificada da entidade e patrocinador.

Trata-se de uma estratégia colaborativa para gerar resultados bilaterais em um forte engajamento de valorização do esporte. Assim, não apenas a entidade ou patrocinador ganham, mas a cultura desportiva e o cenário social como um todo, além dos setores econômicos que dependem desse segmento para permanecerem no mercado.

A título de exemplo, pode-se se citar a Ambev que investe em ações de marketing em co-branding com clubes de futebol, federações e empresas do varejo, gerando recursos para suas patrocinadas e, ao mesmo tempo, abrindo canais de distribuição para um dos seus principais produtos: bebidas.

Brindes personalizados atrelados às estratégias de branding

Sua empresa pode ir além em sua fusão de branding com entidades esportivas e incrementar os brindes personalizados em campanhas inteiramente voltadas para promoção de um produto, serviço ou evento. E nesse momento, a Luminati Brindes – que já possui mais de trinta anos de experiência no mercado – pode ajudá-la com um catálogo exclusivo de brindes esportivos.

MINI BOLA de Futebol

Todas as opções da Luminati são pensadas para ações promocionais que fogem do tradicional, e aliam funcionalidade e inovação em produtos que realmente serão usados no dia a dia, em vez de esquecidos em um canto ou superfície qualquer. A meta da Luminati é estampar sua marca de um jeito que ela estará sempre à tona, seja em um presente simples ou mais sofisticado.

Para mais informações, entre em contato com os nossos consultores.