Blog

As oportunidades mesmo com a retração no consumo

O início de 2015 já reflete um cenário previsto pelos economistas desde o segundo semestre do ano passado: a queda do PIB brasileiro, com consequente recessão econômica e retração do consumo por grande parte da população.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Data Popular, intitulada “O Bolso do Brasileiro”, ficou constatado que existe uma preocupação emergindo entre os brasileiros, por causa do aumento dos preços e juros. O resultado disso são projeções pessimistas para os próximos seis meses, baseadas na atual condição financeira. Quando questionados sobre planos para o futuro, 45% afirmaram que, provavelmente, comprarão menos produtos no supermercado, enquanto 36% acreditam na estabilidade de suas compras e apenas 19% pretendem comprar mais.

A Matriz Cynefin, criada por David Snowden – teórico, consultor e pesquisador em gestão de conhecimento – e amplamente utilizada por organizações em suas bases de business intelligence pode ajudar na compreensão de uma crise econômica.

Nela, o conceito de Domínio Caótico define o atual momento do Brasil: não é possível identificar a relação entre causas e efeitos, enquanto a visão de tudo torna-se turbulenta e confusa. É o domínio que instiga as práticas novas, com ações imediatas para fomentar soluções de reversão da crise, o quanto antes.

A Luminati Brindes reconhece que o panorama econômico brasileiro está conturbado, mas também acredita que os tempos difíceis são precursores de ideias disruptivas. Em épocas onde a crise, o foco deve ser introduzir abordagens diferenciadas para galgar novas possibilidades de negociação e expansão.

Os brindes como estratégia, por exemplo, podem abrir uma “nova janela” para fidelização e, principalmente, para atração do público com amplo potencial de consumo sobre o que sua empresa tem a oferecer. A estratégia ganha ainda mais impulso com a personalização do brinde, por meio da impressão do logotipo ou slogan, mantendo a marca sempre à tona na memória do cliente.

Conte com a Luminati Brindes em sua próxima ação promocional e descubra novas formas de expandir seus negócios com os brindes personalizados!