Blog

Como a terceira idade mudou o mercado de consumo

A terceira idade tornou-se um público valioso, desde que o mercado passou a acompanhar o aumento da expectativa de vida. Com uma população que vive cada vez mais, é natural que diversas empresas dediquem-se parcial ou integralmente à venda de produtos e/ou serviços para consumidores que já passaram dos 50 anos de idade.

Algumas startups também estão focadas em criar inovações tecnológicas para este público. Embora eles não possuam a mesma “familiaridade” das gerações mais jovens com dispositivos móveis e internet, diversas pesquisas apontam que boa parte está disposta a aprender e há inclusive aqueles que já são considerados “hiperconectados”.

Aproveitando essa disposição, as startups buscam desenvolver tecnologias como botões de emergência remota – que permitem ao usuário solicitar ajuda imediata, caso sofra uma queda ou problema de saúde –; aplicativos que lembram sobre a hora de tomar um medicamento; sensores de iluminação automática; entre outras.

E, de acordo com a Luminati Brindes - empresa especializada em presentes personalizados para ações promocionais - essa convergência de olhares para a terceira idade ocorre também na esfera do marketing. Por conseguinte, o mercado de presentes corporativos tem disponibilizado continuamente novas alternativas para presentear senhores e senhoras.

Há ainda as marcas e empresas que, apesar de trabalharem com itens básicos, não deixam de lançar frequentes novidades. Além de repaginar texturas, cores, sabores ou embalagens dos seus produtos, essas empresas têm criado promoções atrativas com presentes personalizados para fortalecer o vínculo com o seu consumidor.

Enfim, fica explícito que tais iniciativas mercadológicas visam promover o desenvolvimento de inovações para suprir as necessidades e desejos de consumo da terceira idade, contribuindo assim para maior qualidade de vida e longevidade deste público.