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Crianças alpha: entenda como elas influenciam as inovações do mercado

Nativos digitais ou geração Alpha: assim são definidas as crianças nascidas depois de 2010, que convivem com o mundo tecnológico desde o seu primeiro ano de vida e pedem um smartphone de aniversário, além de não demonstrarem nenhum desconforto em ambientes com computadores, TV e celulares ligados simultaneamente.

Para esses pequenos, o mundo tecnológico e digital onde as pessoas permanecem constantemente conectadas é algo natural e não lhes causa estranhamento. A facilidade em lidar com dispositivos móveis e outras tecnologias vem “de berço” e, por isso, eles nem necessitam perguntar como se navega na internet ou se baixa um aplicativo.

Conforme indicam referências da Luminati Brindes - empresa especializada em brindes personalizados - as marcas focadas no público infantil têm se inspirado nesse comportamento essencialmente digital para criar promoções atrativas com brindes tecnológicos.

E, além das promoções, boa parte das marcas tem investido na criação de novos produtos e/ou serviços que possam unir a tecnologia à magia típica da infância. Isto porque, embora a imersão tecnológica seja fixa e contínua, as “crianças alpha” necessitam de brincadeiras e estímulos para o desenvolvimento de sua cognição, criatividade e imaginação.

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Não à toa, diversos produtores de videogames, jogos interativos, filmes e desenhos animados, por exemplo, estão criando roteiros cada vez mais inteligentes e lançando alternativas para aplicação em ambiente educacional por professores e pedagogos. O objetivo é extrair o máximo proveito do mundo tecnológico no qual elas vivem, utilizando os avanços digitais como base para o progresso social.

Por fim, as companhias de outros segmentos, que atualmente não possuem estas crianças como público-alvo, estão se empenhando em projetar estratégias para serem utilizadas dentro de alguns anos, quando os alphas se tornarem adolescentes ou adultos. Trata-se de uma “jogada” antecipada para descobrir as formas mais viáveis de conquistar esse futuro consumidor que, sem dúvidas, terá uma personalidade de consumo distinta das gerações anteriores.