Blog

Feriados prolongados dão lugar às viagens de descanso

O carnaval se foi junto com os confetes lançados à rua, mas há quem já espere pelos próximos feriados prolongados de 2016 para arrumar as malas e fugir da rotina. É isso mesmo: boa parte dos brasileiros não abre mão das viagens fora das férias e tem buscado destinos que permitem o descanso mental, em vez do agito e da badalação.

Não à toa, alguns profissionais tentam até negociar uns dias extras em determinadas datas do ano, visando aproveitar ainda mais os “espaços vagos” das semanas de feriados.

Embora algumas empresas não ofereçam essa flexibilidade, outras, no entanto, não só consentem o remanejo das horas obrigatórias de trabalho como também incentivam seus colaboradores a buscarem momentos de descanso. Prova disso é que diversas ações de marketing interno tem sido planejadas com brindes para viagem: acessórios que são verdadeiros presentes para quem pretende dar uma “fugida” em busca de novos ares.

Inclusive, segundo a Luminati Brindes - empresa especializada em marketing promocional com brindes - , as estratégias internas com brindes personalizados para viagem podem fazer parte de uma política de bem-estar, na qual a corporação estimula um estilo de vida menos estressante para manter a integridade mental de seus colaboradores. Com isso, é possível perceber uma maior satisfação no trabalho e, por consequência, um melhor desempenho e engajamento com as metas da empresa.

E entender essa relação entre viagens e bom desempenho no trabalho não é difícil. Na verdade, a lógica é bem simples: quem viaja conhece novas paisagens, pessoas, culturas e costumes. Tudo o que é desconhecido tem o poder de fazer a mente se abrir para novas ideias, novas perspectivas e visões de mundo. Ou seja: viajar é um exercício e tanto para aguçar a criatividade, algo que influencia a capacidade de propor inovações no ambiente de trabalho e enxergar novas soluções para eventuais problemas.

Por fim, como já frisado, as viagens proporcionam o tão merecido descanso, permitindo o esquecimento da rotina e das obrigações, bem como o foco no momento presente. O resultado dessa “terapia” é que o colaborador volta com a mente revigorada, pronto para encarar outra vez os dias de expediente com a máxima energia.