Blog

Postura crítica do consumidor influencia estratégias de marca

Ao utilizar-se das facilidades de conexão em tempo real para expor e compartilhar suas opiniões sobre produtos e serviços, o consumidor da era contemporânea ganha o poder de "manipular" a forma como uma marca criará sua estratégia. Sim, é o consumidor quem está no controle. E mesmo que algumas empresas queiram fugir do fato, ele não deixará de influenciar em sua trajetória de atuação no mercado, podendo inclusive se transformar em seu "pior pesadelo" caso não seja encarado de uma perspectiva estratégica.

Para extrair o melhor dessa postura crítica do consumidor o ideal é que a empresa saia da defensiva e participe ativa e democraticamente dos diálogos entre público e marca, avaliando as necessidades, insatisfações e sugestões apresentadas. E vale enfatizar que o século XXI constitui a era do imediatismo, onde o público tem urgência em ser atendido e, sobretudo, compreendido. Em muitos casos esse imediatismo é visto antes da efetivação da compra, em ações como pesquisas sobre a credibilidade e compromisso social da marca, comparação de preços e outros fatores fundamentais para a aquisição de um produto ou serviço.

Supérfluos? Não, fundamentais

A definição de supérfluo é entendida por muitos como desnecessário, pouco aplicável e, no caso de bens materiais, algo adquirido por mero capricho da vontade. Por sorte, conceitos rígidos quase nunca funcionaram e, por isso, diversos especialistas já encaram o "supérfluo" de uma óptica relativista. Isso significa que o que é supérfluo para um consumidor pode ser estritamente fundamental para outro. Um simples sorvete abdicado por quem o considera desnecessário pode ser o melhor momento do dia para outra pessoa, tornando-o indispensável em um contexto onde a satisfação está em primeiro lugar.

O fenômeno nomeado de consumismo é uma consequência natural da busca pelo sucesso e realização pessoal tão incentivada desde o início da globalização. Os tempos são outros, as metas se "imediatizaram" em prol do bem estar individual. Cabe às empresas acompanharem essa nova dinâmica para fortalecer a identidade de suas marcas.

A Luminati Brindes pode auxiliar sua empresa no momento de elaborar campanhas promocionais imediatas. O portfólio possui uma série de acessórios úteis e inovadores, idealizados para fazer a diferença no cotidiano das pessoas. A cotação dos brindes personalizados é rápida e a entrega dentro do prazo, de modo a agilizar o planejamento de sua promoção!