Blog

Homens deixam tabus de lado e pegam gosto no uso de cosméticos masculinos

Há tempos que o Brasil é conhecido por ser um dos líderes no consumo mundial de beleza e higiene. Mas o que vem chamando atenção nos últimos anos é o avanço no mercado de cosméticos masculinos, que praticamente dobrou e deve atingir liderança mundial no segmento até 2021. A diversidade dos produtos cresce cada dia mais, com linhas exclusivas, de shampoo a creme para os pés, em opções que vão muito além da barba, cabelo e bigode.

O movimento nas vendas ultrapassa os R$ 20 bilhões e reflete uma mudança gradual na representação do homem na sociedade e do que significa a própria masculinidade. Com a noção de que o homem não se resume a um estereótipo pautado em força e violência, e de que eles podem sim serem sensíveis e cuidadosos em relação a si e aos outros, há mais espaço e aceitação para a manifestação de diversos interesses antes suprimidos, a exemplo da vaidade masculina. Aos poucos a preocupação dos homens com a aparência está deixando de ser um tabu para se tornar sinônimo de bem-estar e dedicação com a saúde.

cosmético para homem

Surgem cada vez mais cosméticos voltados para o público masculino, como cremes antirrugas, loção pós-barba com filtro solar, antioleosidade ou hidratante, de corpo, de limpeza facial, produtos de depilação, lâminas para barbear apropriadas para a região do peito, abdômen e costas, tratamento para unhas, entre muitos outros. Além disso, o que também impulsionou as vendas foi a possibilidade de adquirir vários desses artigos pela internet, já que nem todos se sentem à vontade nas lojas físicas, onde os clientes são majoritariamente do sexo feminino.

Conforme a ideia de investir no visual deixa de ser uma prática relacionada somente às mulheres, mais ganha força o nicho de consumo de beleza masculino. Assim, esses cosméticos voltados para a estética e cuidado pessoal se tornam um item valioso e uma boa opção de presente ou reconhecimento. Na explicação do porta-voz da Luminati, a variedade na oferta acompanha as tendências do homem contemporâneo em seus momentos de trabalho, atividades físicas, lazer, bem-estar e hobbies. "É possível surpreender clientes, colaboradores e fornecedores combinando produtos e linhas exclusivas, numa seleção que transmite bom gosto e cuidado".

Para isso, o porta-voz explica que basta escolher brindes masculinos sofisticados e personalizados com embalagens especiais, que podem ser ofertados em datas comemorativas, eventos ou em ações estratégicas. Independente do objetivo da campanha e do produto escolhido, é uma forma de fortalecer o nome da marca e mostrar que a empresa já reconhece que a preocupação com a aparência nada tem a ver com o gênero.