Blog

A ação promocional em tempos difíceis

O marketing promocional evoluiu ao ponto de se tornar um dos investimentos mais importantes para empresas e indústrias. Com um crescimento na média de 13% a 19% ao ano – conforme dados levantados pela Ampro –, o segmento transformou-se em um caminho altamente promissor para os empresários que desejam divulgar sua marca e aumentar os prospects.

Uma questão, porém, vem à tona quando o assunto é marketing promocional: vale a pena investir quando a empresa possui orçamento limitado, ou durante crises econômicas? A resposta é: sim, e como vale!

Para compreender o porquê disso, é importante focar, primeiramente, na seguinte perspectiva: as estratégias de marketing promocional não são limitadas por épocas ou lugares, em razão das inúmeras possibilidades para colocá-las em prática. Até nos panoramas críticos, uma tática embasada em promoções pode ser aplicada e utilizada como um verdadeiro combustível para reverter a situação negativa.

Com abordagens irreverentes, poderá alcançar resultados surpreendentes em curto e médio prazo. De acordo com Cristiano Botinho, especialista em estratégias de comunicação empresarial, diversos detalhes são decisivos para as estratégias de promoção, mas sem dúvida alguma, é o conceito criativo que faz a diferença. Esse sim é o “pulo do gato”.

Dentre as opções que oferecem amplas margens à criatividade, está a oferta de brindes modernos, com o objetivo de deixar a lembrança da empresa, sempre à tona na memória do público. Além de ser crucial para captação de novos contatos, esse modelo de marketing também funciona na fidelização de clientes e como diferencial significativo, para sair à frente da concorrência.

É imprescindível, contudo, fazer o planejamento e mensurar previamente os resultados. Se o investimento for em brindes funcionais é interessante analisar, por exemplo, se ele possui alta durabilidade, se realmente irá agradar ao cliente e se criará um impacto expressivo na memória “emocional”.

Definir um alvo é outro detalhe importante. A ideia é atrair clientes da concorrência, presentear aos atuais clientes ou conquistar novos? Para cada meta deve haver uma discussão acerca dos perfis da campanha, de modo a investir nos brindes corretos e elevar as chances de retorno.

Para ajudar sua empresa nessa jornada de planejamento com o marketing promocional, a Luminati preparou um portfólio com múltiplas possibilidades de brindes personalizados, cada qual voltado para uma ação ou público específico. Entre em contato e saiba mais!