Blog

Como fidelizar o seu Cliente aa

As empresas que focam no comprometimento com os seus clientes, sejam eles corporativos ou varejo, devem investir constantemente em incentivos e ações de fidelização, visando construir verdadeiras parcerias de negócios.
  
De acordo com especialistas em Gestão de Marketing, os programas de fidelização já são comprovadamente eficazes para clientes finais e as iniciativas de expandir essas ações para Business to Business se tornaram o principal foco de diversos profissionais do marketing. A fidelização serve não só para buscar parceiros, mas também para melhorar a atuação entre a concorrência e aperfeiçoar a publicidade da marca.
 
Embora, à primeira vista, a fidelização possa parecer uma ação fácil de ser implementada, é importante frisar que as estratégias atuais estão bem além da velha prática de recompensar o cliente pela aquisição de um produto ou serviço da marca. O ideal é incorporar táticas de retenção que possuam diferenciais e estejam integradas à gestão de relacionamento com o cliente.

Acompanhe, a seguir, algumas ações que podem fazer a diferença no momento de fidelizar seus clientes:
 
Solicite percepções
 
Em primeiro plano é necessário analisar as percepções dos clientes acerca de seus serviços e/ou produtos. Isso é importante para conhecer profundamente os critérios que o levam a consumir sua marca, ao invés de outras. A partir dessa análise será possível traçar uma estratégia eficaz, já que as informações apuradas irão demonstrar padrões e métricas para estruturar as ações de fidelização e melhorar as práticas de negócios.
 
Ofereça “algo a mais”
 
Uma excelente proposta de fidelização é premiar com “algo a mais”, como, por exemplo, o fornecimento de suporte e benefícios para os clientes cadastrados no programa. Essa alternativa é uma ótima estratégia para reter clientes e ao mesmo tempo demonstrar que sua empresa preza por parcerias que unem esforços práticos.
 
Utilize um banco de dados segmentado
 
Para traçar boas estratégias de fidelização é importante ter um banco de dados personalizável juntamente com uma ferramenta de Business Intelligence que coleta informações atualizadas sobre os seus clientes. Dessa forma, será possível fazer o rastreamento e análise do comportamento de compra.
 
Fidelização com consequente captação 
 
Um estudo revelou que os esforços para retenção são imprescindíveis, uma vez que, pelo menos 20% das novas vendas vêm de clientes antigos. Depois de fidelizados, a famosa propaganda “boca a boca” entra em ação, levando novos clientes para sua empresa que irão, futuramente, realizar a mesma ação e produzir uma poderosa captação em “efeito dominó”.   
 
Aposte nos brindes personalizados
 
Uma dica importante é investir nos brindes personalizados para demonstrar agradecimento e valorização aos clientes em diversos momentos, sejam em datas especiais ou eventos para apresentação de novos produtos e/ ou serviços. A Luminati Brindes trabalha com uma imensa gama de brindes personalizados, oferecendo as melhores opções do mercado para pequenas, médias e grandes empresas. Não deixe de conferir.