Blog

Como melhorar o ambiente corporativo com a volta ao escritório pós home office

No pós-pandemia, o mundo corporativo está sendo repensado. Muitas empresas estão transitando de uma política de trabalho remoto para um ambiente de trabalho híbrido. Mas, surgem desafios únicos. Então, como podemos melhorar o ambiente de trabalho ao retornarmos ao escritório depois de um longo período de home office?

O primeiro passo é a redefinição do espaço de trabalho. Por exemplo, o Google criou um design de escritório "flexível" com assentos móveis e mesas ajustáveis. Além disso, a higiene veio para ficar, com os totens de higienização das mãos e a limpeza regular das superfícies.

Em seguida, é necessário revitalizar a cultura corporativa. Reunir a equipe novamente é uma tarefa crucial para reconstruir relações pessoais prejudicadas pela falta de interação presencial. Atividades de brainstorming e almoços em equipe, são excelentes para fomentar a integração. O uso de brindes corporativos pode ser uma boa estratégia na volta ao escritório.. A Microsoft, por exemplo, organizou uma série de atividades de construção de equipe virtual durante a pandemia para manter o espírito de equipe vivo.

Fomentar a comunicação aberta é outro aspecto crucial. Confronto de ideia e reuniões mais rápidas facilita a expressão de preocupações e ideias de todo board. Por exemplo, o Slack utiliza o seu próprio aplicativo para promover discussões abertas, o que ajuda a construir um ambiente de trabalho mais transparente e colaborativo.

A saúde e o bem-estar dos funcionários são o coração de qualquer negócio. A implementação de programas de saúde, como programas de ginástica e suporte mental, é uma estratégia eficaz. Empresas como a Zappos oferecem benefícios de saúde mental, incluindo acesso a terapeutas e programas de bem-estar.

Por último, proporcionar flexibilidade é essencial. Horários flexíveis e a opção pelo trabalho híbrido podem ser importantes. A empresa Siemens, por exemplo, implementou uma política de trabalho híbrido, permitindo aos funcionários trabalhar de casa por dois a três dias por semana.

Mas também vemos o oposto, empresas que tem chamado toda a equipe para o presencial durante os 5 dias da semana. Estas empresas exemplificam que, apesar das mudanças trazidas pela pandemia, elas ainda valorizam a interação presencial e acreditam que ela é vital para a produtividade e criatividade.

Reed Hastings, co-fundador e co-CEO da Netflix, determinou que os funcionários voltassem ao escritório assim que a maioria estivesse vacinada. Hastings destacou a importância das interações pessoais para a criatividade e desenvolvimento de ideias. Outro exemplo foi o CEO da Goldman Sachs, David Solomon, que anunciou que todos os funcionários deveriam retornar ao escritório. Solomon argumentou que o trabalho remoto não é a "nova normalidade" e que é essencial para a colaboração e aprendizado presencial.

É importante ressaltar que cada empresa deve avaliar suas próprias circunstâncias e necessidades para decidir o melhor curso de ação. Com as estratégias adequadas e exemplos inspiradores de empresas que estão se adaptando com sucesso, é possível melhorar o ambiente corporativo e facilitar a transição, seja ela qual for.