Blog

Como o sucesso dos programas culinários impactou nossas vidas

Com as competições culinárias cada vez mais populares, não é de se admirar que os serviços de streaming quisessem participar. Em 2021, a Netflix investiu em quatro novos programas focados exclusivamente em cozinheiros amadores ou profissionais - todos repletos de tensão!

Um exemplo perfeito deste sucesso na TV pode ser visto assistindo o MasterChef. Quanto aos programas de estilo "Kitchen Nightmares", o canal GNT viu os índices de audiência crescerem de forma significativa no último ano.

As redes sociais mudaram a nossa relação com a comida. Posts voltados à comida passaram a fazer parte do feed, e nessa onda, chefs e cozinheiros amadores começaram a compartilhar suas experiências. Grande parte desse movimento se deve principalmente aos programas na televisão.

Voltando a falar da rede social, o destaque neste área é o Youtube, por ser mais dinâmico e com edições mais rápidas. O desafio é diversificar o conteúdo, não só ficar fazendo receitas.

A cozinha também está se tornando cada vez mais tecnológica. Quando imaginamos que a geladeira teria inteligência artificial para emitir avisos dos alimentos que precisam ser incluídos na lista de compra. E que tal uma tábua de carne que se conecta ao smartphone e permite medir as calorias, gorduras, proteínas e carboidratos?

No setor promocional, o "boom" gourmet fez com que os brindes para cozinha tivessem aumento expressivo na participação do negócio. Um exemplo recente é a rede americana Outback que a lançou uma promoção para o consumidor ganhar um brinde exclusivo: uma tábua de madeira personalizada.

De acordo com a Luminati Brindes, o público está cada vez mais valorizando os momentos com a família e amigos, tornando os momentos de preparação do alimento uma grande celebração.