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Jornada de compra: conheça os fatores que influenciam a tomada de decisão do consumidor

A jornada de compra desperta curiosidade em diversos gestores, mas não porque desconhecem o conceito ou não o entendem. Na verdade, o que esses profissionais desejam “esmiuçar” é o passo a passo que leva o consumidor a finalizar ou não uma compra. Perguntas como “o que trouxe o consumidor à loja?”; “em que momento ele decidiu pela compra?” ou “por que ele não comprou o produto se já estava no carrinho de compras?” são algumas das dúvidas que permeiam as mentes mais curiosas.

Por sorte, não é preciso ir muito longe para descobrir o passo a passo “básico” de uma jornada de compra. Pesquisas realizadas por especialistas em comportamento de consumo apontam que o caminho percorrido pelos consumidores começa com a definição de uma necessidade e/ou desejo de compra, seguida por pesquisas sobre as marcas que podem atender a essa necessidade - buscas no Google ou a coleta de opiniões entre amigos, por exemplo. Na sequência, o consumidor avalia as alternativas apresentadas na pesquisa e finalmente decide pela compra.

É claro que se trata de um resumo sucinto e simplificado da jornada. Mas o que realmente interessa são os fatores que influenciam as decisões do consumidor enquanto ele percorre o “itinerário”, como: a preferência por determinados canais; os formatos mais atrativos de atendimento ao cliente; as abordagens de marketing que surtem efeito na decisão final; as promoções que geram melhores taxas de retorno, entre outros.

No entanto, engana-se quem pensa que a jornada de compra termina com o pagamento do produto ou serviço. De acordo com a Luminati Brindes - empresa especializada em ações de divulgação e/ou fidelização com brindes promocionais − o “itinerário” de compra só deve ser considerado finalizado após a mensuração da satisfação do cliente em aspectos como: experiência de consumo, atendimento e entrega.

Por fim, agradecer ao consumidor ofertando-lhe um brinde personalizado é uma estratégia criativa para arrematar a jornada de compra. Com um presente surpresa, a marca demonstra que valoriza a preferência pelo seu produto e ainda fortalece o seu vínculo com o consumidor.