Blog

Marketing e Sustentabilidade

Não é novidade pra ninguém que a sustentabilidade é um dos assuntos mais recorrentes na mídia - rádio, televisão, revistas, jornais e Internet. O conceito, que se apoia na síntese das práticas de preservação ambiental, é também divulgado em cartilhas escolares e folhetos de conscientização, fazendo-se presente no século XXI não apenas como um “conselho” das autoridades governamentais, mas como um pedido urgente e insistente para que os recursos renováveis sejam preservados para as futuras gerações.

No âmbito corporativo, muita se fala em sustentabilidade e responsabilidade social. Mas embora haja esforços reais para implementar o conceito de forma prática em empresas dos mais variados portes, existe uma imensa dificuldade em tirar o assunto da teoria. Segundo um estudo elaborado pela DOM Strategy Partners, o primeiro desafio a ser vencido é não tratar o tema como um ponto isolado para, posteriormente, internalizar o conceito em todas as etapas do processo empresarial.

E a única forma de fazer a internalização é criando uma cultura sustentável para a corporação. A ideia é tornar o processo completamente integrado e não abordar a sustentabilidade apenas como uma questão pontual.

Tecnologia verde: altos custos no Brasil

É importante ressaltar que os custos para implementação de tecnologias verdes no Brasil ainda são mais caros do que as convencionais. A reflexão disso se dá no preço final de um produto com rótulo de “sustentável” que muitas vezes se torna inviável, se não houver um estudo prévio da aceitação do consumidor.

Outro desafio: sustentabilidade estratégica

O levantamento foi um pouco além e constatou que outro grande desafio é a mensuração dos impactos da sustentabilidade sobre a marca. Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners, ressalta que “Tão importante quanto mensurar o impacto é mensurar o efeito. Dissociada do resultado, a sustentabilidade é apenas custo”.

A grande sacada é alinhar o conceito ao negócio central da corporação. Isso significa, em suma, que, para ser estratégica a sustentabilidade precisa ser focada em ações que se relacionam com o produto ou serviço da empresa.

Publicidade sustentável

A Luminati Brindes acredita na possibilidade de se implementar o conceito de sustentabilidade dentro das ações promocionais. E para isso, acrescentou ao seu portfólio de brindes ecológicos opções como a Mochila para Brinde Ecológico, confeccionada em material reciclado a partir de Garrafas Pets.

Outra opção de presente sustentável é a Garrafa Eco Fibras com tampa rosqueável e capacidade para 550 ml. Há também a Sacola Ecológica, elaborada em lona crua, que incentiva aos clientes abandonarem definitivamente as sacolas plásticas e contribuírem para a preservação dos ecossistemas.

Para saber sobre outras opções de brindes ecológicos, entre em contato com a Luminati!