Blog

Marketing Omnichannel: Como os consumidores interagem através dos canais

A fim de criar uma estratégia de marketing eficaz, é importante compreender como os consumidores interagem com as marcas através de diferentes canais. O marketing omnichannel tem em conta a forma como os clientes se movimentam entre canais online e offline, e tem como objetivo proporcionar uma experiência sem falhas que satisfaça as suas necessidades.

O cliente deve estar no centro de sua estratégia. Este conceito sustenta o marketing focado no comportamento omnichannel do consumidor porque proporciona uma melhor compreensão e percepção de como eles interagem em diferentes pontos em sua jornada de compras, o que resulta em última instância em clientes mais satisfeitos que retornam para compras futuras.

marketing omnichannel

Com o surgimento de novas tecnologias como Big Data e AI, as empresas são capazes de coletar mais informações sobre seus clientes do que nunca - permitindo-lhes tomar decisões mais inteligentes para o desenvolvimento futuro do produto, bem como entender o que os consumidores querem.

Quando o perfil de seu público-alvo tiver sido desvendado, é hora de dar tudo por tudo e começar a se organizar para a batalha. Isto significa analisar a melhor forma de reduzir possíveis pontos de atrito em cada etapa para que os compradores sejam guiados suavemente através de sua jornada com facilidade - e não frustração!

Coloque-se no lugar de seus clientes. Se eles estão lutando para encontrar o que você oferece e como melhor navegar em uma interface complicada, e você diz que o propósito é tornar tudo mais fácil, então porque eles deveriam confiar em você?

O cliente deve estar sempre na vanguarda ao traçar uma estratégia omnichannel. Criar uma experiência de cliente sem falhas é essencial para o sucesso no mundo moderno do marketing, e é aí que entra o omnichannel.

Então, o que é isso? E como posso ter a certeza de que o que estou fazendo está correto?

Em resumo, o marketing omnichannel tem tudo a ver com fornecer aos teus clientes uma experiência consistente e integrada, não importa como ou onde eles escolham envolver-se com a marca.

Isto significa estar lá para eles em cada passo do caminho - quer estejam a navegar online, a ler críticas nas redes sociais, ou a falar com o canal de atendimento.

E como o brinde personalizado entra na estratégia do marketing omnichannel? De acordo com a Luminati Brindes, o brinde está diretamente ligado as emoções humanas, dessa forma passa a se transformar em atenção e carinho, responsável construir o elo entre a marca e o cliente.