Blog

O que o marketing promocional tem a ver com a experiência de compra?

Um número considerável de empresas tem apostado nos brindes corporativos (http://www.luminatibrindes.com.br/) para atrair novos clientes e fidelizar antigos. Conforme indica a Luminati Brindes - referência do setor promocional -, essa tendência de ofertar presentes demonstra uma tática por parte dos gestores brasileiros, que têm buscado fortalecer cada vez mais a relação com seus clientes antes, durante e pós-venda.

Para atender as novas demandas de brindes profissionais, o segmento tem inovado seus catálogos, acrescentando opções criativas que satisfazem até mesmo o público mais exigente. Ainda de acordo com a Luminati Brindes, atualmente os gestores consideram a influência do cliente sobre a reputação de uma empresa e, por isso, é fundamental oferecer produtos promocionais que mesclam sofisticação, originalidade e funcionalidade, visando surpreender o consumidor e garantir opiniões positivas.

Experiência de compra mais satisfatória

As estratégias promocionais também se apresentam como indispensáveis para empresas que desejam oferecer uma experiência de compra significativa. Ao menos é o que aponta diversas pesquisas, que alertam sobre as mudanças de comportamento do consumidor contemporâneo e sua necessidade de experimentar bons momentos.

A título de exemplo, suponhamos que um consumidor chegue a uma loja de calçados com o objetivo de adquirir um par. Sua experiência de compra começa no exato momento em que ele entra no ponto de venda – ou seja, no espaço físico direcionado à exposição dos produtos e atendimento direto. Em poucos minutos, o consumidor terá uma “avalanche” de informações sensoriais influenciadas pela arquitetura, cores, cheiros e sons do local, unidas às percepções individuais da qualidade de atendimento, opções de produtos e diferenciais da loja.

Portanto, as promoções que visam “encantar” o cliente, as características físicas do ponto de venda e o formato de atendimento devem ser pensados em uma única estratégia, de modo a convergir todas as imprescindibilidades de uma jornada de consumo satisfatória. Enfim, basta lembrar-se de que as ações promocionais servem como o arremate final de uma tática completa, focada em prover a melhor experiência em cada etapa da compra.