Blog

Os Desafios da Educação Hoje e o Papel da Figura Masculina

Os pais sempre desempenharam um papel importante na vida dos seus filhos, mas o que está a acontecer nas nossas escolas hoje em dia está a tornar esse papel ainda mais vital.

Em função das transformações sociais, culturais e familiares ocorridas, desde o século passado, o papel da figura masculina passou e está passando por mudanças significativas na nossa sociedade.

O papel do patriarca sempre foi apoiado pela cultura que, sendo patriarcal, reservou-lhe lugar acima do dia a dia da casa. O pai desempenhava essencialmente uma função educadora e disciplinadora. Claro que esta situação vem-se modificando ao longo das décadas, como as mudanças da sociedade e da família.

O pai já não é o único provedor e chefe da família. A mãe também trabalha e, em muitos casos, é a que traz o alimento para casa. Além disso, existem cada vez mais famílias monoparentais, nas quais o papel do pai é ainda mais crucial.

Em suma, o que vemos hoje é uma mudança no papel dos pais, que estão gradualmente a tornar-se mais presentes e envolvidos na vida doméstica e, consequentemente, na educação dos seus filhos.

A necessidade da figura paterna no processo de desenvolvimento infantil ocorre desde os seis meses de idade. Este maior envolvimento dos pais tem várias vantagens para os filhos.

Estudos demonstraram que quando os pais se interessam ativamente pela educação dos seus filhos, as crianças têm mais chances de sucesso na escola.

O papel do pai na educação da criança não se limita apenas ao sucesso escolar. Na verdade, é muito mais importante do que isso. A presença do pai é que poderá facilitar à criança a passagem do mundo da família para o da sociedade.

Tem sido demonstrado que as crianças que têm uma relação próxima com os seus pais têm mais probabilidades de se saírem bem na vida em geral. Têm mais probabilidades de ter casamentos e carreiras de sucesso, e têm menos probabilidades de se envolverem em crimes ou abuso de substâncias.

Em comemoração a esta figura tão importante, a empresa de brindes, Luminati, preparou uma seleção especial de brindes Dia dos Pais para presentear neste mês de agosto. Confira e solicite orçamento com a sua marca impressa.