Blog

Os desafios do mercado de vinhos

Se nos países europeus o vinho é a opção número um de casais, famílias e grupos de amigos, no Brasil, o mercado apresenta outra realidade: grande parte dos brasileiros prefere degustar algo com alto nível de refrescância, como a cerveja. O fato é até compreensível quando se leva em conta as temperaturas médias anuais do país, que possui poucos invernos rigorosos em toda a extensão geográfica, prevalecendo o "frio de verdade" somente no Rio Grande do Sul ou em cidades de altitude elevada. Mas, esse não é o único motivo pelo qual o brasileiro fica atrás no consumo da bebida.

Na verdade, a própria "cultura do vinho" foi inserida recentemente no Brasil, ao menos quando se mensura os vários séculos de apreciação da bebida na Europa, onde as vinícolas já existiam desde períodos remotos. Por isso, o brasileiro ainda está em processo de “familiarização histórica” com o néctar rubro, assimilando pouco a pouco o hábito de se ter uma boa e velha garrafa de vinho perto da mesa.

E há também um terceiro motivo que contribui para a baixa nas vendas: o valor do vinho no Brasil é acrescido de alta carga tributária, o que o coloca como artigo de luxo para grande parte das famílias. Inclusive, há quem o define como exclusivo aos momentos de relaxamento ou comemorações muito importantes, tais como formaturas, casamentos e datas festivas.

Formas criativas de impulsionar o mercado

Para reverter esse quadro, as empresas especializadas em produção, publicidade e venda de vinhos e espumantes estão investindo cada vez mais em campanhas de incentivo ao consumo da bebida, com versões de tinto e branco oferecidas de acordo com as características climáticas do ponto de venda. Dessa forma, ocorre a adequação do mercado ao gosto particular do brasileiro, que necessita de bebidas mais leves em vários períodos do ano. A perspectiva é de que as vendas de vinhos e espumantes alcancem R$ 7,7 bilhões em 2019, com as metas de popularização da bebida.

Se sua empresa faz parte desse setor ou de setores que interagem diretamente com os consumidores de vinho, a Luminati Brindes reserva alternativas que “casam” com os momentos em que a bebida é servida e degustada: os kits gourmets. São várias opções de kits personalizados com acessórios para auxiliar na hora da abertura da garrafa, do corte do queijo, da elaboração de drinks e até mesmo do churrasco.

Porta vinho BRUNELLO

Para começar uma campanha promocional com a temática gourmet, conheça todas as nossas opções de Brindes Gourmet e solicite um orçamento!