Blog

Qual o marketing ideal para startups e microempreendedores?

O Brasil tem quase 50 milhões de empreendedores, segundo a pesquisa GEM 2017, do Sebrae/IBQP. Eles são muitos, atuando em diversos segmentos e com diferentes perfis e, para alavancarem seus negócios, precisam da melhor estratégia.

Os jovens entre 18 e 34 anos chamam a atenção por representarem 57% dessa fatia. São quase 16 milhões de pessoas atrás da melhor forma de conduzir uma empresa e atrair mais clientes.

No ritmo desse crescimento de pessoas que investem no próprio negócio, o mercado de brindes voltados a microempreendedores, especialmente os que investem em startups, também apresentou um salto considerável, haja vista que precisou se adaptar ao mercado para atrair parceiros e consumidores.

A Luminati, atuante no segmento de brindes personalizados muito antes desse “boom” de empreendedorismo no Brasil, investe constantemente no aprimoramento de produtos e no lançamento de itens que atraiam um público cada vez mais qualificado, exigente e comprometido.

Para quem se aventurou no empreendedorismo e precisa criar iniciativas diferenciadas para chamar a atenção, a empresa de brindes lista algumas dicas do que fazer para acertar na estratégia do marketing para startups e empreendedores:

1. Conheça bem o seu público-alvo

Essa provavelmente é uma das ações mais importantes antes de escolher um brinde. Isso porque é primordial que você entenda do que o seu cliente gosta e do que precisa para, então, oferecer um brinde que atenda exatamente a essas expectativas.

De nada adianta investir em um produto incrível, tecnológico e inovador se ele não conversar diretamente com o seu público. Há casos em que brindes mais simples e básicos fazem enorme sucesso e, por isso, o caminho não é apostar no mais caro, mas, sim, no que conquista seu público-alvo.

2. Procure refletir os valores da empresa no seu brinde

Seu negócio é comprometido com o meio ambiente? Invista, então, em um produto sustentável e confeccionado com materiais que deem ao consumidor a ideia de que você preza por esse aspecto. Se, por outro lado, você for tecnológico, um brinde com esse foco é o ideal, já que faz com que o consumidor relacione sua empresa a ele e todos os benefícios que traz.

Isso vale também para empresas que atuam com foco em qualidade de vida e saúde, por exemplo. Itens que facilitem a rotina de quem se exercita são peças-chave para distribuir em ações específicas e criam uma identidade do público com a sua marca.

3. Pense na estratégia de distribuição

Avaliar como o seu cliente ou futuro consumidor receberá o brinde é uma etapa essencial no processo de criação de uma estratégia de marketing. Por isso, a Luminati recomenda que você pense se o maior impacto será causado em feiras e eventos, por exemplo, ou enviando o brinde diretamente ao cliente.

Para que a estratégia de marketing gere o resultado esperado é muito importante que o cliente não o descarte assim que o receber. Por isso, entender a melhor hora de agradá-lo com esse mimo faz toda a diferença e ajuda a potencializar as chances de ele se lembrar do seu negócio quando precisar de determinado serviço ou produto.