Blog

Tendências do varejo nos próximos anos

De tempos em tempos ocorrem mudanças na forma como produtos e serviços são comercializados. A maré de transformações às vezes dura muito tempo, outras vezes surgem apenas para estimular avanços pontuais que beneficiam ao comércio e empresas dos mais variados segmentos. Para os próximos anos, especialistas da área apontam que teremos modificações inovadoras, acompanhando o rápido progresso tecnológico.

A previsão é de que os modelos tradicionais de comercialização sofram rupturas, abrindo espaço para formas integradas de vendas em ambiente físico e virtual, tal como já ocorre com algumas marcas. A tendência é de que a presença “multicanal” se torne uma unanimidade, em vez de somente um diferencial competitivo de poucas empresas. E além das mudanças tecnológicas, haverá novas formas de aproveitamento dos espaços no ponto de venda e até mesmo na maneira como os produtos são dispostos na prateleira.

Recepções com sofás e locais especiais para deixar as crianças enquanto os pais fazem compras, por exemplo, é uma das tendências dos varejistas para os próximos anos, que estão em busca de oferecer experiências de compras cada vez mais prazerosas para o consumidor. A colocação de prateleiras “inteligentes” que são capazes de enviar informações em tempo real para o consumidor e, também, dados das retiradas de produtos para os gestores de estoque é outra mudança que está por vir.

No segmento alimentício, um novo formato de comunicação onde a interação do produto com o paladar e olfato influenciam na decisão de compra será amplamente utilizado. Embora já seja comum para muitos comerciantes oferecerem uma “prova” dos sabores vendidos, essa tática ganhará “amplificação” e se estenderá aos que ainda não apostaram na ideia. A título de amostra, um supermercado que apenas disponibilizava sua seção de verduras e legumes com o convencional anúncio de preço poderá expor à degustação uma receita que contenha esses alimentos, criando conexões olfativas para atrair o consumidor.

Por fim, fica explícito que as tendências para os próximos anos se embasam, sobretudo, na criação de melhores jornadas de compra. Seja por meio de mudanças nas integrações tecnológicas, arquitetura, comunicação ou ações promocionais, o fato é que o varejo tende a evoluir conforme surgem novas perspectivas de experiências.

Empresas de marketing promocional como a carioca Luminati Brindes, também estão apostando em brindes personalizados e diferenciados com alto apelo tecnológico.