Blog

Tudo o que precisa de saber sobre o mercado Geek

Há muito dinheiro no mercado Geek. De fato, estima-se que a indústria valha bilhões de dólares! Se pretende entrar neste mercado lucrativo, é preciso saber tudo o que há sobre ele. Quais os diferentes segmentos e uma ideia dos tipos de produtos que estão a vender bem. Por isso, continue a ler, e aprenda como ganhar dinheiro no mercado geek!

Só em 2021, a área de licenciamentos no Brasil, com produtos ligados aos personagens mais famosos, faturou mais de 21 bilhões de reais. O Brasil está entre os seis países com maior faturamento em licenciamento de marcas do mundo.

Os números são da Associação Brasileira da Indústria de Licenciamento (ABRALIC) e relacionam-se apenas com o mercado de produtos licenciados. O cálculo não inclui, por exemplo, jogos, brinquedos e roupas.

mercado Geek

Como isto pode acontecer? Uma legião de fãs apaixonados e que estão dispostos a gastar muito dinheiro com suas franquias favoritas.

Existem vários segmentos neste mercado: jogadores, leitores de livros (manga, banda desenhada), pessoas que frequentam o cinema/série (cosplay), coleccionadores de brinquedos, etc. Todas estas pessoas têm uma coisa em comum: adoram o que consomem.

Grande parte do público geek acessa conteúdos da cultura pop todos os dias. Quase a totalidade lêem mais de um livro ou HQ por mês. Além disso, ​​mais da metade jogam games frequentemente. Também estão dispostos a gastar em outros conteúdos, tais como filmes, séries e brinquedos.

O mais importante para este perfil é estar a par dos últimos lançamentos. Eles querem consumir o conteúdo assim que for lançado. Este público é muito ativo nas redes sociais e tem uma grande influência no que se torna popular.

O que vemos aqui é um mercado com grande potencial. Já existem muitos jogadores nesta indústria, mas ainda há espaço para mais.

O primeiro passo é compreender o seu público. Como já vimos, os geeks vêm de todos os estilos de vida. Podem ser homens ou mulheres, de qualquer idade e de qualquer país.

O mais importante é que todos eles partilham uma paixão pela cultura nerd. Isto é o que os une e faz com que estejam dispostos a gastar dinheiro nas coisas que amam.

A Luminati Brindes, fornecedores de brindes e presentes personalizados, preparou uma categoria de brindes Geek para suportar a demanda das empresas que buscam se comunicar com este público.

Se quer entrar no mercado de bilhões dos Geek, tem de começar a compreender a sua audiência. Quais são as suas paixões? O que é que eles querem de conteúdo? Só então poderá esperar sucesso nesta indústria extremamente competitiva.