Blog

Vinho é a nova carta na manga do marketing promocional

Estar até mesmo nos momentos de descontração tem sido o objetivo de várias marcas, desde que as estratégias de comunicação passaram a focar na experiência do consumidor, em vez de soterrá-lo com uma avalanche de anúncios.

E para alcançar esse objetivo, alguns especialistas em marketing já possuem uma “carta na manga”: o vinho. Por mais estranho que isso possa parecer, você não leu errado. A bebida produzida com a fermentação das uvas e envelhecida em barris de carvalho transformou-se recentemente em uma das protagonistas do marketing promocional.

De acordo com a Luminati Brindes - empresa especializada em marketing promocional com brinde personalizado -, essa tendência de utilizar o vinho como tema-chave de estratégias de promoção surgiu com a chegada de kits com taças, saca-rolhas, tábuas de queijo, entre outros acessórios que podem ser usados para saborear a bebida junto aos amigos ou família.

Desde a disponibilização desses acessórios no mercado de brindes personalizados, profissionais da área enxergaram uma saída criativa e original para transformar as marcas em participantes ativas das horas livres. Mas, para quem tem uma mente inventiva, a temática “vinho” é apenas uma das inúmeras possibilidades para criar estratégias de promoção surpreendentes e inovadoras.

Diante das centenas de alternativas do mercado especializado, os gestores de marketing podem contar não apenas com uma “carta na manga”, mas várias para serem utilizadas conforme o objetivo da comunicação; épocas do ano, lançamentos tecnológicos ou objetivos sustentáveis, ecológicos e sociais, por exemplo.

Por fim, é válido ressaltar que o sucesso de uma estratégia promocional depende de um bom planejamento tático, que deverá se embasar nas expectativas do público-alvo e em conceitos que valorizam o relacionamento com o cliente e/ou colaborador em longo prazo. Evidentemente, se o gestor da campanha tiver dúvidas sobre como arquitetar ou conduzir o plano de ação, é indicado buscar o auxílio de uma consultoria especializada para garantir bons retornos sobre o investimento.